Chovendo granizo? Veja como se formam as pedrinhas.
Esse fenômeno, chamado de chuva de granizo, começa como qualquer outra chuva. Primeiro, o calor do Sol faz a água de rios, lagos e oceanos evaporar. Daí, por ser mais leve do que o ar, o vapor d'água sobe, encontra partículas sólidas, como grãos de poeira, e forma várias gotículas que, juntas, dão origem às nuvens.
A diferença entre a formação de nuvens de chuva comum e as de granizo está no clima. Só quando ele esta bem quente e úmido formam-se pedras de gelo.
Nesses dias, grandes massas de ar cheias de vapor sobem para a atmosfera e formam imensas nuvens de tempestade que, às vezes, atingem regiões muito altas, onde a temperatura está abaixo de zero grau.
Por causa do frio intenso, as gotas de água congelam e viram pedrinhas de gelo que ficam subindo e descendo constantemente dentro da nuvem. É assim que, com o tempo, elas se unem a mais partículas e cristais de gelo, até ficarem pesadas o suficiente para despencar lá de cima.
No meio do caminho até o chão, algumas pedras menores derretem, enquanto as maiores chegam ao solo em forma de granizo. Há registros de pedras imensas, com até 20 centímetros de diâmetro (o tamanho da bola de boliche)!
0 comentários:
Postar um comentário