sexta-feira, 22 de abril de 2011


Gostou da cor?

0


A iguana parece um dinossauro, mas é um pequeno réptil simpático, que passa os dias entre os galhos, tomando Sol para se aquecer. Entre as árvores, ela se esconde de predadores e encontra folhas e frutas.

Sua pele é equipada com células especiais e, ao perceber qualquer perigo, ela fica quietinha e simplesmente muda de cor: pode ficar escura, mais clara ou até ganhar manchas alaranjadas para se camuflar ou assustar o inimigo. Quando nenhum truque funciona, a iguana corre até o rio mais próximo e foge nadando.

Esses animais vivem solitários e é possível até ver várias iguanas na mesma árvore, mas cada uma fica no seu galho, sem tomar conhecimento das outras.

Os machos e as fêmeas só se aproximam na época do namoro. Nesse período, sua pele ganha uma cor mais forte e brilhante para atrair a atenção dos parceiros.

Logo depois, as mamães cavam buracos onde depositam até 40 ovos de uma vez e vão embora. Em cerca de 15 semanas, todos os bebês nascem e então se separam e aprendem a se virar sozinhos na natureza.

Eles têm escamas bem verdinhas e brilhantes e, além de vegetais, comem insetos, larvas e cara mujos, pois precisam de uma dose extra de proteínas para crescer. Aos poucos, a pele vai ficando mais escura e ganha algumas manchas que facilitam sua camuflagem

0 comentários: